sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cartilha de Segurança na Internet

Estamos diariamente ligados ao mundo virtual e para navegarmos com segurança nada melhor do que esclarecer as principais dúvidas relacionadas a segurança no uso de computadores e redes e também o significado de conceitos e termos que são utilizados frequentemente na Internet.
A Cartilha de Segurança para Internet traz um guia para vários procedimentos e a postura que o usuário deve ter para garantir a sua segurança na Internet.

Veja o conteúdo da Cartilha:

Parte I: Conceitos de Segurança
Esta parte da Cartilha apresenta conceitos de segurança de computadores, onde são abordados temas relacionados às senhas, engenharia social, malware, vulnerabilidade, ataques de negação de serviço, criptografia e certificados digitais. Os conceitos aqui apresentados são importantes para o entendimento de partes subseqüentes desta Cartilha.

Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Esta parte da Cartilha aborda diversos riscos envolvidos no uso da Internet e seus métodos de prevenção. São discutidos os programas que possibilitam aumentar a segurança de um computador, como antivírus e firewalls, e apresentados riscos e medidas preventivas no uso de programas leitores de e-mails, browsers, programas de troca de mensagens, de distribuição de arquivos e recursos de compartilhamento de arquivos. Também é discutida a importância da realização de cópias de segurança.

Parte III: Privacidade
Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet. São abordados temas relacionados à privacidade dos e-mails, à privacidade no acesso e disponibilização de páginas Web, bem como alguns cuidados que o usuário deve ter com seus dados pessoais e ao armazenar dados em um disco rígido.

Parte IV: Fraudes na Internet
Esta parte da cartilha aborda questões relacionadas a fraudes na Internet. São apresentadas algumas maneiras de prevenção contra ataques de engenharia social, situações envolvendo fraudes comerciais e bancárias via Internet, bem como medidas preventivas que um usuário deve adotar ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Também é apresentado o conceito de boato (hoax) e são discutidas algumas implicações de segurança e formas para se evitar sua distribuição.

Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Esta parte da Cartilha discute implicações de segurança peculiares aos serviços de banda larga e de redes sem fio (wireless). Também apresenta algumas recomendações para que usuários destes serviços possam utilizá-los de forma mais segura.

Parte VI: SPAM
Esta parte da Cartilha aborda o conceito de spam e os problemas que ele pode acarretar para usuários, provedores e empresas. Também são citadas técnicas de filtragem que podem ser utilizadas por usuários para tentar bloquear o recebimento de spams.


Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Esta parte da Cartilha aborda tópicos relativos a incidentes de segurança e uso abusivo da rede. São discutidos os conceitos de política de segurança, política de uso aceitável, registros de eventos e sistemas de detecção de intrusão. Também são discutidos os procedimentos relativos ao processo de identificação e notificação de incidentes de segurança.

Parte VIII: Códigos Maliciosos (MalWare)
Esta parte da Cartilha aborda os conceitos e métodos de prevenção para diversos códigos maliciosos (malwares), que são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Dentre eles serão discutidos vírus, cavalos de tróia, spywares, backdoors, keyloggers, worms, bots e rootkits.

Cheklist : Este checklist resume as principais recomendações contidas na Cartilha de Segurança para Internet. A numeração adotada neste checklist não possui relação com a adotada nas outras partes da Cartilha.

Glossário : Refere-se a um conjunto de especificações desenvolvidas pelo IEEE para tecnologias de redes sem fio.


Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do ponto br

13 comentários:

Francine disse...

Boa noite!
Andei pesquisando na net, sobre informática na educação, pois sou universitária de Pedagogia do CEDERJ/ UNIRIO, e gostei muito das informações contidas em seu blog. A partir delas publiquei algumas delas em meu blog como atividade acadêmica, mas gostaria de deixar aqui meu registro e que dei os devidos créditos ao seu blog, citando como fonte de pesquisa. Espero que não seja um problema, caso queira conferir o site é francinepedagogia.blogspot.com.
Atenciosamente,

Deus a abençõe!

Margarete Curto Schütz disse...

Jaqueline!
Me idenifiquei com você, sou de escorpião e também gosto muito de informática.Minha formação Especilaista na área e Especializanda em Mídias na Educação pela UFRGS.
Gosto de livros espíritas. Li várias postagens de seu blog e gostei muito, vejo que os assun tos são pertinentes ao tema que abordas.Existe uma preocupação em mantê-lo atualizado, o que é fundamental para despertar interesse dos leitores.
Seu papel de mediadora é que torna seu blog uma ferramenta de cooperação e colaboração.
Parabéns pela iniciativa.

Margarete Cuto Schütz
Professora - Atuo na Secretaria de Estado da Educação em POA na CATE

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática. Melissa.

Consultora Educacional disse...

Somos leitores assíduos do seu Blog. Um abraço, Equipe do site Analista de Suporte.

Jiquilin disse...

Oi, professora!
Nao sei se vc ja conhece o meu blog sobre linguagem/Linguistica.
Seja bem vinda: oquevcfazcomasualingua.blogspot.com/

Karla Coelho disse...

Olá! Qual o seu e-mail. Gostaria que você divulgasse o Escola Games. www.escolagames.com.br

Um site gratuito e com muitos jogos educativos.

Meu e-mail é karla@agencialumini.com

Aguardo contato.

Abs!

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Eduardo Mandelli e sou aluno do curso do Pedagogia!
Estou visitando alguns blogs que tratam sobre Informática e Educação, pois estou estudando isso atualmente. O mais legal é que uma das primeiras coisas que eu aprendi foi sobre esta cartilha de segurança. É incrível como há uma infindade de assuntos relacionados à informática hoje em dia e parece que os professor de Informática se preocupam em se deter mais na parte técnica e prática em vez de trazer discussões éóricas sobre assuntos como cyber-bullyng e redes sociais, por exemplo...

Eu já participei do Projeto Rondon, no qual dei uma oficina para professores onde apresentei para eles tanto o Portal do Professor quanto o site da Nova Escola, que os agradou muito.
Sugiro tambem que traga alguma informação sobre a Plataforma Freire que é tão falada atualmente.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Olá Jaqueline tudo bem?
Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo blog, voltado para a educação, por dividir suas descobertas e conquistas. Acredito que devemos nos unir para uma educação de qualidade a todos.
Meu nome é Sílvia Juliani e sou estudante de Pedagogia da PUCRS e seu blog me ajudou muito. Muito obrigada!

Matheus disse...

Passando para conhecer o blog, muito bom e com ótimo conteúdo!!

Matheus disse...

Aproveito para dar os parabéns pelo espaço!!

Anônimo disse...

Olá,

Meu nome é Paulo e gostei muito das informações do seu blog. Parabéns pela iniciativa!

Debora disse...

Olá! Trabalho no site www.kademi.com.br que tem como objetivo estimular o gosto pelo estudo nos jovens. Gostaria de um e-mail de contato. Obrigada!

Anônimo disse...

Oi, gostei do seu blog, o assunto abordado me interessou bastante, estou me formando em sistema de informação e pretendo fazer uma pós graduação em informática na educação.