quarta-feira, 17 de junho de 2009

Piraí compra 5,5 mil laptops educacionais para equipar rede de ensino

Em minhas buscas pela internet encontrei esta notícia que me deixou realmente, muito feliz. Laptop para todos! Sensacional a iniciativa dos responsáveis pelo setor na cidade de Piraí(RJ). Mas distribuir computadores não é a chave e nem mesmo a garantia do aprendizado. É necessário que a equipe de profissionais sejam treinados para atuarem com as crianças usando as novas tecnologias e possam compreender que o computador não é o "quadro-negro" moderno e que não apenas transfiram a ferramenta, usando a forma já tão antiga e desgatada de ensinar (??). Que possam, antes de tudo buscar (através de cursos, leituras, pesquisas e principalmente renovando suas idéias e abrindo a mente para novas propostas) os subsídios para realmente utilizar a informática como uma ferramenta para aprimorar o aprendizado dos seus alunos.

"Rio de Janeiro - Cidade carioca deve ser a primeira do mundo a entregar laptops educacionais para todos os estudantes da rede pública.

A cidade de Piraí anunciou nesta terça-feira (16/6) a compra de 5,5 mil laptops educacionais Classmate PC, da fabricante nacional Positivo, para equipar toda a rede pública de ensino, em projeto realizado em parceria com a Intel.

A partir do segundo semestre de 2009, a maioria dos 6,2 mil alunos, distribuídos pelos 21 colégios municipais, receberão os laptops projetados pela Intel, podendo levá-los para casa após o término das aulas.(grifo meu)

(...) A aquisição dos PCs portáteis faz parte do Piraí Digital, projeto iniciado em 2005 que cobriu os 550 quilômetros quadrados do município com banda larga sem fio.

Segundo a parceria entre a prefeitura e a fabricante, Piraí se tornará a primeira cidade do mundo a entregar laptops educacionais a todos os estudantes da rede pública.(grifo meu)

"O projeto não é só entregar, mas prevê a capacitação de professores para que o aluno tenha aulas ministradas pelos computadores", afirmou o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

(...) Os laptops educacionais que serão usados a partir do segundo semestre rodarão softwares de código aberto. "Não podemos fazer um projeto de inclusão digital com software proprietário", afirma a professora e coordenadora do Piraí Digital Maria Helena Jardim".

(Guilherme Feiltti, editor assistente do IDG Now!)

Fonte: IDG Now Leia matéria completa aqui

4 comentários:

Gustavo Garotti Scandiuzzi disse...

Olá,

Deixamos aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!

Visite nosso site:

“www.mc.unicamp.br”

Pedimos que divulgasse a Olimpíada em seu site/blog, para que professores e alunos interessados possam participar.

Quaisquer dúvidas mande e-mail para:

olimpiadadehistoria@gmail.com

Obrigado

Equipe Organizadora da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil

Antonio B Duarte Jr disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância. Antonio B Duarte Jr.

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Como mãe espero q os professores sempre procurem apreender mais...importante demais para futuro de nossos filho..e nosso tb.

Visite meu site...é um outro universo, mas levo alegria também.

www.tatidesignercake.blogspot.com.br

Karoline disse...

Olá! Boa tarde Professor.
Estou com um projeto aqui no bairro onde temos um grupo de estudos para o vestibuar. Gostaria de saber se seria possível contar com sua ajuda para tirar a duvida do pessoal por e-mail?

Desde já agradecida.
Karoline.

krol_747@hotmail.com