domingo, 8 de julho de 2007

Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula


Durante meu persurso pelo curso de graduação estudamos as várias possiblidades do uso de mapas conceituais para melhorar o aprendizado dos alunos. O grande problema quando chegamos nas escolas é a falta de recursos operacionais para podermos utilizar esta valiosa ferramenta. Muitas vezes falta hardware que possiblite o bom desenvolvimento do trabalho. Mas navegando por esse imenso mundo virtual acabei encontrando uma ótima proposta da utilização dos mesmos, utilizando o Power Point, isso mesmo!! O Power Point, isso é maravilhoso!!
Disponibizo abaixo o texto principal da matéria, ao entrarem na página da Microsoft tem um link, à direita, que os levará a apresentação do projeto, é espetacular, pois está montado para nós, professores, utilizarmos com nossos alunos, vale à pena conferir.

"Para auxiliar a compreensão e a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, preparamos o projeto Mapas conceituais para ajudar os seus alunos a organizarem seus estudos e se prepararem para as avaliações.

Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar.

Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Dê a chance de seus alunos entrarem em contato com um tipo de estudo diferenciado. Você vai ver como isso pode mudar a maneira que eles enxergam os estudos."

Veja mais em: Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula

7 comentários:

Marli disse...

Oi Jaque!
Gostei muito da sugestão. è uma forma be mprática de ajudar nos estudos. E a apresentação está bem didática . beijo!

Sindy disse...

Oi amiga!!! Que saudades... Também estou sobrecarregada de trabalho, mas aproveitei para conferir sua dica. Genial!!! Agora, como boa usuária de software livre, vou fazer uso delas no Impress!!!
E vamos combinar um almoço nessas férias, tá? Entra em contato
AH!!! Você vai participar do Seminário que estamos organizando nessa semana? Dias 12 e 13? Na sexta a noite vamos trazer a Beatriz Magdalena. Vê se aparece, tá?
Bjus

Prof. Gilson Malta disse...

Obrigado por mais essa dica muito boa. Você voltou com tudo. Ótimo!
Obrigado

Prof. Gilson Malta disse...

Ola Jaqueline, você voltou com tudo. Ótima sugestão.

Obrigado

Sindy disse...

Querida amiga
Resolvi entrar na brincadeira do “Blog com Tomates” e acredito que o seu trabalho mereça ser reconhecido!
O prêmio foi criado por uma blogueira denominada Brit.com., com o propósito de revelar pessoas que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano (http://blogcomtomates.blogspot.com).
Cada pessoa premiada deve presentear cinco blogs com os tomatinhos e ir ao blog original registrar a sua premiação.
Para saber mais sobre a brincadeira, visite o Bloguinfo (http://bloguinfo.blogspot.com/)
Muitos beijos
Sintian

Miriam Salles disse...

Oi Jaqueline!
Gosto muito de trabalhar com Mapas Conceituais! Mas pelo que vi no site da Microsoft a proposta feita é a construção de mapas mentais... Vc conhece o CMapTools? Ele é um softwre livre e super bacana para se trabalhar com mapas conceituais!
Um abraço

Dorotéia disse...

Olá!
Valeu pela dica.