domingo, 15 de abril de 2007

Ética na Internet e Agressões On-Line

Visitando o blog Discurso Citado da colega Lilian Starobinas encontrei este vídeo maravilhoso que está logo abaixo. Como na escola estamos discutindo com os alunos o tema "Ética na Informática" penso que estou fazendo a publicação deste vídeo em momento muito oportuno. O texto que segue é a introdução do trabalho que estamos discutindo em sala de aula, este texto não é de minha autoria, foi criado a partir de uma vasta pesquisa na internet sobre o tema abordado. No final deixarei os links para vocês.

"Quando se fala sobre as regras de convivência no mundo real, elas são muito claras para a maioria dos jovens, mas quando o assunto é o espaço virtual, a história se complica. Basta ver o crescente número de queixas do cyberbullying, roubo de senhas do Messenger e até falsas páginas do Orkut que utilizam dados de outras pessoas. A cada dia mais envolvidos com a internet e suas diversas ferramentas, os adolescentes, muitas vezes, infringindo códigos de ética, desrespeitando o que é um bem privado, sem ter a noção de que estão fazendo algo errado. Uma preocupação constante entre os educadores e pais antenados de hoje é o estímulo ao uso honesto, responsável e cidadão da tecnologia. Como a internet oferece de tudo, inclusive a possibilidade do anonimato e possível impunidade, existe a tentação de se aproveitar desse "manto de invisibilidade" e fazer coisas que não são exatamente honestas ou legalmetne aceitáveis. Muitas escolas já perceberam a necessidade de discutir com seus alunos quais os limites éticos ao se utilizar estas novas tecnologias e este bate-papo vem gerando bons resultados."

O vídeo intitula-se "Show de Talentos", foi produzido pelo AdCouncil (Conselho de Publicidade dos EUA, e existe desde 1942). Trabalha de uma maneira muito inteligente a conscientização anti-difamação na internet.



Leia: A Ética das Palavras e Ações
A Informática nas Escolas
Delitos Virtuais - Adolescentes desconhecem os limites da ética na Internet.
Ética na Internet ou Internet com Ética?

4 comentários:

Rubens disse...

Parabéns Jaqueline pelo blog e pelo tema abordado. Sou diretor do Colégio Kerigma em Fortaleza, CE e também tenho a mesma preocupação. Vai acontecer um Chat coma Dra. Patricia P. Pinheiro sobre o assunto dia 19/04 a partir das 18:00 no bate papo UOL. A informação está em http://idgnow.uol.com.br/chat/2007/03/01/idgchat.2007-03-26.8338712291/IDGChat_view
Até mais Rubens

Tereza disse...

Oi Jaqueline,
esse é um tema que devemos nos preocupar pois conviver com as diferenças parece ser um dos maiores problemas da atualidade.Não podemos ficar calados e omissos com isso.

[]'

vanessa e gabriela disse...

oi adivinha quem é? ja penso é a gabi e a va.
adoramos seu blog.
eu gaby adorei seu blog é muito legal.
eu va, gostei pois á muitas imformações e várias outras coisas mais.
bjs profinha.

vanessa e gabriela disse...

Profe adoramos pois a várias imformações, escrita e imagems.
te adoramos linda um beijão.