sexta-feira, 30 de março de 2007

A chance de vencer o atraso no ensino


A Revista Época, edição 461, publicou matéria sobre o uso dos computadores na educação. Sabemos que o computador deve ser utilizado não como um fim, mas sim como um meio para desenvolver as potencialidades do aluno.

"Foi a internet que revelou o grande potencial da tecnologia para a educação. Quando os primeiros computadores chegaram às escolas brasileiras, em meados dos anos 90, o ensino com as máquinas se restringia a aulas técnicas, de como mexer em alguns aplicativos. "Era muito limitado mesmo. Ensinávamos a mexer no Word ou a fazer planilhas", diz Valdenice Cerqueira, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieiri de São Paulo. Com a internet, a partir da virada do ano 2000, o ensino se transformou. Blogs, pesquisas em sites, vídeos do YouTube, podcasts, intercâmbio virtual com outras escolas do mundo, bate-papos, fóruns on-line, tudo virou ferramenta pedagógica. "Com todo esse instrumental, não só o professor passa a ser autor, mas também o aluno se transforma em produtor de conhecimento", diz Sonia Bertocchi, coordenadora de interatividade do portal Educarede. Essa inversão de papéis é uma das principais mudanças na educação atual. A tendência é que desapareça a escola que estamos acostumados a ver: professor de um lado, ditando conteúdo, e alunos de outro, anotando. "O computador resgata o papel real da escola, que é fazer pensar sobre as coisas que estão no mundo. Vai acabar a decoreba que não serve para nada", afirma Ana Teresa Ralston, gerente de projetos educacionais da Microsoft Brasil. Nessa nova escola não cabem mais perguntas como "o que foi o Romantismo?". Isso os alunos acham com poucos cliques em algum site de buscas. "O que os alunos têm de fazer é pensar como o Romantismo mudou os rumos da história da literatura", diz Valdenice, do Dante Alighieiri".





Leia aqui reportagem completa.

Um comentário:

Lilian disse...

Oi Jaqueline,
seu blog está muito legal!
resolvi começar a visitar os blogs do pessoal da lista de blogs educativos, porque a gente conversa por lá mas acaba não conhecndo os trablhos uns dos outros, não é?
Venha conhecer o "Discurso Citado" também!
abços,
Lilian