domingo, 18 de março de 2007

Alunos com deficiência auditiva ganham livro digital em Libras

Professores de 3.152 escolas públicas de todos os Estados e do Distrito Federal contam agora com um novo instrumento para ajudar na alfabetização de alunos com deficiência auditiva. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) distribuiu 16,5 mil exemplares da publicação Alfabetização e Projetos, da Coleção Trocando Idéias, o primeiro livro didático brasileiro elaborado para atender as necessidades de estudantes surdos em alfabetização, com conteúdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Destinada a estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, a publicação é composta de duas partes: uma impressa, que é igual à destinada a estudantes não-surdos, e outra digital, um cd-rom específico para alunos com deficiência auditiva. Quando o aluno clica num ícone de televisão que vem na frente cada título, atividade ou questão em português, abre-se uma janela em que um intérprete de Libras apresenta o conteúdo.

“Eles [alunos surdos] sempre recebem menos, e agora, com esse material, eles vão poder trabalhar de igual para igual. Não adianta incluir na escola uma criança simplesmente para ela ter o lado social, tem que ter o lado de conteúdo também”, defendeu Pereira.

Leia mais em: CORDE - Coord.Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

Veja mais sobre Lingua de Sinais :

Lingua Brasileira de Sinais - Wikipédia

Libras - Portal do Governo do Estado de São Paulo

FENEIS

Acessa SP - Inclusão Digital

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe: Lingua Brasileira de Sinais Brasileira.

Lingua Brasileira de Sinais - Uma Conquista Histórica



2 comentários:

Márcia Souza disse...

Olá, sempre fui fascinada por educação de surdos, e achei um site super interessante na internet. Quando entramos um vídeo em libras é acionado direto, traduzindo todo o conteúdo da apresentação para Libras, o que torna o site acessível às pessoas surdas também, mas de forma direta, sem precisar clicar aqui ou ali para achar a tradução.
Legal, vale a pena dar uma olhada:
http://www.iconeeducacional.com.br
[]
Márcia

katia disse...

Fiquei ultra feliz em saber dessa novidade! Estou emocionada porque faço libras. Não tenho alunos com dificuldade auditiva mas amo esse trabalho.
E procuro passar para as crianças um pouco do que eu sei, contando histórinhas e cantando com gestos de Libras.