domingo, 25 de fevereiro de 2007


Há muita informação na Web. Mandar alunos "pesquisarem na internet", sem orientação e objetivo, é uma moda que pouco ajuda as pessoas a usarem as informações disponíveis na rede mundial de computadores de forma adequada. é um convite ao naufrágio no grande mar de informações ou um incentivo ao copiar-colar. Por isso, é preciso que os educadores criem formas efetivas de uso da internet para propósitos educativos, é preciso ter "método" para usar a Internet em educação. O espontaneísmo do "pesquisem na Internet" certamente não é um método. Um desses métodos é organizar desafios sobre um tema num formato que se assemelha às famosas gincanas. WebGincana é um modelo de organização de informações para usos estruturados de recursos da internet em educação. Ela coloca desafios de busca de informações e dados na internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos selecionados para a atividade.

Em vez de cingir-se apenas à busca de informações em recursos web, o modelo procura também apresentar aos alunos missões que decorrem de alguns conteúdos investigados. Tal inovação pretende dar ao modelo uma dinâmica característica dos aspectos lúdicos das gincanas em geral.

A idéia de estruturação do modelo WebGincana surgiu como resultado das investigações realizadas por Jarbas Novelino Barato sobre usos da internet em educação. Em 2004, o modelo foi testado em atividades de capacitação de professores na Universidade São Judas Tadeu e no Senac São Paulo, quando foram estabelecidos os seus padrões definidores. Em agosto de 2005, a partir de análises de produções dos alunos da Universidade e de ensaios feitos com educadores do Senac, Carlos Seabra e Barato conceberam a estrutura que define o modelo atual.

(Fonte: http://webgincana.utopia.com.br/testes/saibamais.html)

Leia mais em: WebGincana a Caça ao Tesouro na Web

Objetivos Educacionais do Modelo WebGincana

Veja alguns exemplos:

"O Velho Chico" - WebGincana sobre o Rio São Francisco.
"Saúde Bucal" - WebGincana sobre os principais cuidados e higiene dos dentes.






Nenhum comentário: