sábado, 6 de janeiro de 2007

BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA


"De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que essas páginas exercem sobre os jovens. 'É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possiblidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor', afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo Gládis, vários professores já utilizam esta ferramenta com excelente resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos."

Leia matéria completa em: Blog como Ferramenta Pedagógica

Leia mais em : Blog na Educação: Porque não ??

Artigo de Maria João Gomes da Universidade de Minho sobre o uso pedagógico do blog : Blogs um Recurso e uma Estratégia Pedagógica

Nenhum comentário: