quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Visita à APADEV e o software DOSVOX

No último dia 01/11 visitei a APADEV (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais), juntamente com a profª Carla, ministrante da disciplina "Ambientes Informatizados para PNEs" e os colegas da turma.

"A APADEV é uma Entidade Beneficiente de Assitência Social, presta serviços gratuitos que visam oferecer oportunidades de educação e reabilitação visando a inclusão escolar, profissional e psicossocial.
Através da oferta de Programas de Atendimento e Serviços de Apoio a APADEV oportuniza às pessoas portadoras de deficiência visual, (cegueira ou visão subnormal, associada ou não a outras deficiências), a possibilidade de integração aos diferentes segmentos da comunidade. Os atendimentos oferecidos a usuários residentes em Caxias do Sul e outros Municípios da Região Nordeste do Estado baseiam-se na ação interprofissional e sendo norteados pelos princípios de inclusão, individuação e normatização."

Mas você deve se perguntar como um cego tem acesso aos computadores ??!! Para saber mais sobre isso tivemos uma demonstração do software DOSVOX, veja abaixo algumas informações sobre o DOSVOX :

"O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com a pessoa que tem deficiência visual por meio de síntese de voz. O software é gratuito e foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do RJ.

"O Projeto Dosvox" é uma cunha que abriu novos espaços a uma parte importante da população brasileira, que tem um potencial imenso a ser explorado, caso lhes sejam fornecidas as ferramentas e oportunidades convenientes. É inegável que com a disseminação do sistema DOSVOX, que é o mais adaptado à realidade da imensa maioria dos deficientes visuais do Brasil, essas pessoas tornaram-se mais produtivas e em quase todos os casos, indivíduos mais integrados à sociedade. (...) O DOSVOX pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ela possa continuar a ser efetivmaente importante, são necessárias ações continuadas, e que sejam aplicadas ao maior núemro de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos: é um esforço social e político, nunca dissociado do esforço de desenvolvimento técnico".






Um comentário:

Sindy disse...

Oi Jaque!
É um prazer conhecer um blog como o seu. Inclusive temos vários posts em comum. Com certeza vamos trocar muitas 'figurinhas'!!!
Abçs
Sintian