quinta-feira, 28 de setembro de 2006

GERAÇÃO WWW - Computadores não tem mistério para os nascidos na Era da Informação


Ainda embrulhadas em fraldas, sem saber ler nem escrever, muitas crianças hoje dominam o mouse com a mesma destreza com que brincam de chocalho. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo . (...)
(...) Há programas específicos para que a criançada desenvolva a coordenação motora fina, a percepção de cores, as formas e ainda estimule o raciocínio lógico.
(...) Mas, afinal, usar computador na educação pode tornar uma criança mais inteligente? Para o educador Seymour Papert, autor de dois livros sobre a influência da informática no desenvolvimento infantil, "tudo depende do uso que se faz do computador".
(...) O grande problema é saber quando e como usar corretamente o computador. Uma das instituições que resolveu especializar-se na investigação de novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação foi a Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Lá buscam-se propostas pedagógicas inovadoras utilizando recursos como a Internet e a multimídia para maximizar as possibilidades do ensino e da aprendizagem. Entre os pesquisadores destaca-se Renata Ramos, responsável pela área de hipermídia educacional. Sua posição quanto ao uso do PC na educação é categórica "O computador é um ótimo motivador para as crianças. Seu objetivo é a informação. Até os quatro anos, elas estão na fase do descobrimento e o uso de qualquer tecnologia deve ser lúdico", ensina.
A matéria completa, você lê aqui.


Nenhum comentário: